Inicial > Curiosidades, diversão, diversos, Notícias, Teorias > AS FASES DA CONSTRUÇÃO DE STONEHENTE !

AS FASES DA CONSTRUÇÃO DE STONEHENTE !

Cientistas afirmam que Stonehenge foi construído entre os anos 2800 e 1100 a. C., em três fases separadas:

1ª Fase [no final do neolítico (2.400 a. C.)]: Os arqueólogos britânicos, com destaque para Richard Atkinson, declararam em 1950 que o primeiro monumento de Stonehenge era constituído por uma formação circular em torno da qual se dispunham 56 fossas conhecidas hoje por Aubrey Holes (Pedras Aubrey), formando um anel (“Morro Circular”), que conhecemos como o círculo externo de Stonehenge e dos três círculos de buracos, 56 ao todo, que cercam o monumento, e as quatro “pedras de estação” (Estações Monte 1 e 2 e Estações de Pedra 1 e 2) que se supõe terem sido utilizadas como um Observatório Astronômico; o objetivo aparente seria observar o nascer e o por do Sol e da Lua, visando elaborar um calendário de estações do ano. Além da série de buracos de postes no Causeway (calçada) do lado de fora da abertura.

Fase1

Buracos Aubrey (a entrada fica a nordeste)


2ª Fase: Cerca de 2.500 a.C., um povo vindo possivelmente da Holanda e do Reno chega à Salisbury. Conhecidos como povo Beaker, iniciam a segunda fase de Stonehenge, chamada de “Conjunto Aubrey”. O conjunto é composto da Avenue (=Avenida), 2 bancos de cal afastados 14 m entre si, um crescente de pedras azuis e uma entrada de pedras azuis a nordeste alinhada com um grande vão oposto à sudoeste.

Fase2

[The Avenue = A Avenida]

3ª Fase: Em 1.800 a.C., já na Idade do Bronze, período conhecido como o da cultura Wessex, Stonehenge, na sua terceira fase, adquire as características pelas quais é conhecido nos dias de hoje. Essa fase de Stonehenge começa com a destruição do círculo de pedras azuis e a construção de um anel de pedras sarcenas com cerca de 4,25m e 25t de peso encimadas por lintéis. Uma formação em formato de ferradura no interior do círculo sarceno composta por 5 trílitos com aproximadamente 7,30m, duas enormes pedras de um portão a meia distância entre o círculo sarceno e Heel Stone, uma ferradura de pedras azuis no interior da ferradura trílita e finalmente um círculo de pedras azuis entre o círculo sarceno e a ferradura trílita, completam o conjunto.

Fase3

A primeira pedra erecta, Heel Stone, foi colocada do lado de fora da única entrada da fortificação. O segundo monumento foi iniciado passados 200 anos ou mais tarde ainda. Os buracos abertos fora do círculo principal destinavam-se à colocação de um segundo círculo de pedra, o que nunca chegou a acontecer.

Novos construtores edificaram uma avenida de monólitos ligando o henge ao rio Avalon, a cerca de 3,2 km de distância.

Mapa

Embora nos faltem informações sobre os povos que construíram Stonehenge, análises cuidadosas feitas por arqueólogos e astrônomos comprovam que a sua função era a de uma grande observatório luni-solar. Os alinhamentos dos vários componentes marcavam os pontos de solstícios, de equinócios e as declinações máximas e a mínimas da Lua (em razão do movimento de precessão dos equinócios, alguns alinhamentos não marcam mais).

O que resta hoje de Stonehenge é uma sombra, uma impressão apenas, de sua antiga glória. Pode ainda discernir-se a sua forma primitiva, embora muitas das pedras tenham caído e já não se encontram mais no lugar ou estejam enterradas na turfa.

fonte :lumini

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: